Tuesday, September 07, 2004

O primeiro dia com a bicicleta

Reden bezoek: gevallen; re pols
re pols tem todo o aspecto de ser pulso direito. Portanto gevallen deve ser queda. Ou qualquer coisa parecida com gevallen. A letra de médico é ilegível em todo o lado. De qualquer forma, queda parece-me uma maneira muito simplista e até incorrecta de resumir o que me aconteceu. Na realidade, eu fui atropelado. Abalroado. Placado em início de corrida por um touro holandês sentado numa bicicleta chamado Erik ou Ulrik ou lá o que era. Se quando está em repouso o rapaz deve seguramente pesar mais de cem quilos, em andamento o peso dele supera à vontade o de um touro. Eu fui abalroado. Só depois é que caí, arrastando a bicicleta comigo. Quando me levantei ainda me conseguia mexer com alguma facilidade. Ele tirou os headphones dos ouvidos, pediu desculpa e apertou-me a mão. Não me tinha visto, também não ouviu a campaínha da minha bicicleta. Não tenho a certeza se a dor que sinto e isto que parece ser um osso fora do sítio foram resultado da queda ou do aperto de mão...
Anamnese/onderzoek: r-pols: zwellig (-); X rav serie: geen frachtur
"Riinou Einriiqués". Devo ser eu. Quando entrei no hospital preenchi um formulário em inglês, tudo muito simples, só o nome, morada e aquilo de que me queixava: dor no pulso direito, osso que parece deslocado. Chamaram-me para saber mais detalhes, depois mandaram-me sentar, depois chamaram-me outra vez. Tinha uma médica, agora. Uma médica loura de olhos azuis e dois metros de altura. "So what happened to your arm before? What are these?". Pois. Longa história, a do meu braço direito. Se estivesse partido agora, não seria a primeira vez. Nem a segunda. Por isso mesmo, a preocupação. "Those were a big mess. It happened a long time ago". Direitinho para a sala de raio-X.
Diagnose-omschrijving: contusie pols
Behandeling: geen; zu zwachtsel

Uma contusão. O osso não partiu nem está fora do sítio, daqui a cinco dias isto passa. Perguntou-me se queria uma ligadura, ou uma espécie de tala, mas nem pensar nisso que eu amanhã tenho de transfectar células e só consigo pipetar com esta mão. Gelo é o que eu preciso. Gelo e álcool, que só quando cheguei ao hotel reparei que o joelho esquerdo também não ficou lá em muito bom estado...
E amanhã... só se me roubarem a bicicleta que deixei ali amarrada à ponte é que vou de eléctrico para o laboratório!

No comments: