Friday, September 03, 2004

"A base da aritmética de Tlön é a noção de números indefinidos. Acentuam a importância dos conceitos de maior e menor, que os nossos matemáticos simbolizam por > e por <. Afirmam que a operação de contar modifica as quantidades e as transforma de indefinidas em definidas. O facto de vários indivíduos que contam uma quantidade conseguirem um resultado igual, para os psicólogos é um exemplo de associação de ideias ou de bom exercício de memória." - Jorge Luis Borges, O jardim dos caminhos que se bifurcam (1941)

- Não tem nada mais pequeno?
- Tenho setenta cêntimos...
- Moedas maiores, não tem? É que eu não tenho moedas pequenas...
- Tenho setenta cêntimos. Uma de cinquenta, duas de dez...
- É que assim... assim não tenho troco.
- Tem aí dois euros.
(silêncio)
- Dou-lhe vinte euros e vinte cêntimos. Você dá-me quinze euros e essa moeda de dois euros.
(olhar desconfiado)
- Tem multibanco?

No comments: