Friday, February 06, 2004

"All novelty is but oblivion" - Solomon

Tento recordar o que já aqui escrevi há seis meses atrás, mas a memória atraiçoa-me aqui e ali. Faltam-me pedaços inteiros de narrativa, há partes que não estavam ligadas desta forma e a citação inicial também não era esta mas uma muito parecida... Nada disto tem importância, bem sei, daqui a outros seis meses não existirá outra recordação que não esta.
Sei que mais tarde me vou lembrar de quando e como comecei a escrever um blog. Deve ter sido mais ou menos em Agosto, Setembro de 2003, quando a blogomania começou (quando eu me apercebi dela). Da mesma forma sei que se lesse hoje a obra de Tolkien, daqui a duas ou três décadas ia-me lembrar de a ter lido quando tinha 15 anos, numa Biblioteca que mudou de sítio em Leiria e no autocarro a caminho de casa. Como todos os outros. Tive dificuldade nos dois primeiros filmes, mas no último Senhor dos Anéis já consegui evocar duas ou três recordações. Sim, eu tinha lido aquilo antes, chovia lá fora, já me tinha esquecido... A memória é um virus, sei-o hoje. O simples facto de eu me lembrar de uma ideia alternativa para o início deste blog (podia por exemplo apresentá-lo como um falso blog, escrito não por mim, mas por um programa de inteligência artificial que roubava pedaços a outros blogs, a livros, a filmes...) e de a contar a várias pessoas pode ser suficiente para criar nelas uma vaga recordação. Algumas julgarão mesmo ter lido aquela versão do blog e não a real....
É difícil ser metódico na construção das próprias memórias. Mas não quero ser desonesto com aquilo de que me vou lembrar mais tarde. Isto escrevi eu há seis meses atrás. Lembro-me perfeitamente...

No comments: