Wednesday, December 29, 2004

Conversa de Oficina

(durante a inspecção ao meu carro)

"- Ligue os médios... Agora os máximos... Farol de nevoeiro... Buzine.
(o telemóvel começa a tocar)
- Saia agora do carro, se faz favor...
(aproveito para atender o telemóvel)
- Estou? Não... estou na inspecção com o carro. Mas vou para o laboratório a seguir...
(desligo)
- O senhor desculpe se for indiscrição, mas faz o quê?
- Uhmm... Sou (engulo em seco) cientista.
(pausa)
- Cientista?
- Sim. (já arrependido e com uma estranha sensação de deja vu)
- E estuda dinossauros? Sabe que ainda há muitos dinossauros em Portugal!
(o carro treme com o teste à suspensão... não lhe percebo bem a voz)
- Dinossauros?
- Sim! Olhe, o Mário Soares, por exemplo! Você podia estudar o Mário Soares, esse é que é um dinossauro!
(ri-se bastante... com o carro a tremer o efeito é engraçado...)
- E sabe a tabela dos químicos? A tabela peri... a... aquela coisa dos químicos?
- A tabela periódica?
- Sim, isso! Sei-a toda de cor! Toda! Aprendi-a quando queria ir para a Judiciária.
(sai do carro e entro eu... avanço para o teste aos travões, enquanto ele desce umas escadas e fica debaixo do carro)
- Rode o volante, rode! E bombas, sabe fazer bombas?
- Bombas?
- Sim! Por exemplo, uma bomba atómica, você sabe fazer uma bomba atómica?
(não o ouço com o barulho do carro a ser agitado)
- Uma bomba quê?
- ATÓMICA! UMA BOMBA ATÓMICA!
(consigo sentir todo o pessoal da oficina a olhar para mim)
- Uhmm... Sim, claro! Mas é difícil arranjar urânio enriquecido, ou plutónio...
- MAS CONSEGUIA?
- Sim, sim... Claro que sim!
(sai debaixo do carro com a lanterna ainda acesa)
- Olhe, andei à procura de qualquer coisa para chumbar o carro, e consegui!
- Conseguiu?
- Sim, vai ter de cá voltar... mas só para o ano!
(ri-se bastante e pisca-me o olho)
- Vá ali buscar o papel à recepção...

No comments: