Monday, May 17, 2004

"É só fumaça! É só fumaça!"

Vieram cinco carros de bombeiros, mais um da PSP e até uma carrinha da polícia municipal. Saía fumo de uma janela do segundo andar, um incêndio dentro de um apartamento. De onde eu estava conseguia ver tudo, melhor que os outros que tinham de olhar para cima. Era o meu próprio prédio que ardia...
Nem cinco minutos passaram, depois de eu ter desligado o telemóvel, e já as sirenes se ouviam ao longe, cinco carros de bombeiros a caminho daqui. Foi tudo muito rápido, a lotação da rua não chegou a atingir as cinquenta pessoas. Algumas assistiam a tudo a ouvir o relato da bola ao mesmo tempo, o rádio encostado ao ouvido. Uma escada, a janela aberta, entram dois bombeiros com extintores e máscaras de oxigénio e acabou. Um curto circuito num computador que tinha pegado fogo ao que o rodeava, mas que não chegou a sair dali. Felizmente.
Volto para a televisão, o Fyssas empata o jogo e a televisão apaga-se. O rádio também. Os bombeiros tinham cortado a luz ao prédio todo. "Por uma questão de segurança, que o problema foi eléctrico e a água infiltra-se, sabe como é". Então e agora? "Agora tem de esperar pelo piquete da EDP". Desisti de esperar ao fim de vinte minutos. Mas consegui chegar ao café a tempo de ver o Simão marcar o segundo do Benfica. Quando voltei o piquete da EDP já lá tinha estado. Mas não fizeram nada porque "não se podiam responsabilizar pela reposição de electricidade no prédio", disse-me o vizinho. Ainda ninguém me conseguiu explicar o que ele quis dizer com isto. Se não é a EDP, então é quem? Acabou por ser o "MR. ELECTRIC, especialista em electricidade" quem apareceu três horas depois para resolver o assunto, equipado a rigor com a Camisola Alternativa Centenarium do Glorioso, visivelmente bem disposto e totalmente embriagado.
"Quer ajuda?"
"Nahh... não é preciso! Ainda ontem ia morrendo na base da Ota, um cabo que me caiu em cima, veja lá. Mas não se preocupe que eu hoje se morrer, morro feliz. É do Benfica também, não é?"



"Sou..."

No comments: