Sunday, August 26, 2012

Tempo


Some believe, or have believed, that the tree was as large as the story tells us it was, that the interior of the trunk as since decayed away; leaving a number of separate pieces, each large enough to form a big tree. [The Chestnut tree of Mount Etna, detailed account of the tree, its state and its surroundings, written by Wm. Rushton on June 29, 1871]

Em 1780 mediram o perímetro do tronco com uma corda, tinha 58 metros. O tronco ficou soterrado entretanto, o que se vê hoje são 5 árvores que partilham as mesmas raízes e que corresponderão à copa, a mesma que se diz ter abrigado 100 cavaleiros num dia de tempestade. Il Castagno dei Cento Cavalli cresce na encosta do Etna, nunca foi atingido por lava. Tem entre 2000 a 4000 anos, é o castanheiro mais velho do mundo, o ser vivo mais antigo que conheço. Pode ser tão antigo quanto as pirâmides no Egipto. E este ano, tal como nos milénios anteriores, tem castanhas. O Tempo não interessa, o importante é recomeçar.

RinoBlog volta hoje ao activo, depois de um restauro que destruiu os links e o contador de visitantes mas trouxe de volta todas as fotos aos posts antigos. O último post tinha sido escrito há quatro anos, aqui na Sicília. Parece que foi ontem.

1 comment:

Pedro M. Fonseca said...

E já não era sem tempo! Ou faz parte de uma manobra, tendo tu aderido à coisa nossa?
Queremos novidades do condomínio.