Tuesday, November 14, 2006



Enuncia cinco manias tuas, hábitos muito pessoais que te diferenciem do comum dos mortais

Pergunta-me desta vez a rena lá na Finlândia, a mim e a mais quatro vítimas deste desafio. Há aqui um problema, no entanto, porque não tenho a certeza de ter algo tão pessoal que me diferencie do comum dos mortais. "Eu sou os outros, qualquer homem é todos os homens" já Borges dizia. Não devo ser o único, por isso, a ter por exemplo estas cinco manias...

1. Sair do carro, trancar o carro, andar quatro ou cinco metros e parar logo de seguida para perguntar a quem me acompanha: "Eu fechei o carro?" Quem já se habituou responde às vezes que sim mesmo antes de eu perguntar. Quando estou sozinho hesito à mesma... mas raramente volto atrás. Nunca deixei o carro aberto até hoje.

2. Ler o jornal ao contrário, da última página para a primeira. Sempre. Um hábito que vem de ler o Público quase todos os dias quando andava na universidade. O Público começava sempre no Calvin & Hobbes.

3. Abrir um jogo de snooker com a bola branca colocada o mais à esquerda possível na meia lua, em vez de ser no centro. Uma mania que deve vir dos tempos de adolescente no salão de jogos de um centro comercial em Leiria, ou talvez uma contínua tentativa de repetir uma abertura memorável que entretanto esqueci...

4. Ter a mesa de cabeceira e a estante da cama cheia de livros que vou lendo ao mesmo tempo, ao longo de meses. Na realidade apenas um deles é lido regularmente e substituído depois por outro. Os restantes estão ali para serem lidos de vez em quando, como músicas que se ouvem consoante o estado de espírito.

5. Adormecer no avião... às vezes mesmo antes de ele descolar. Aliás, adormecer mal me sento na cadeira do avião. Também adormeço em comboios e autocarros mas nunca tão depressa como num avião. Confio sempre na turbulência que antecede a refeição (que os pilotos normalmente simulam, para manter toda a gente sentada enquanto é servida a comida) para acordar a tempo de comer qualquer coisa...

E pronto. Falta apenas "reproduzir o regulamento" do desafio aqui no blog e lançar o repto a mais cinco bloggers, mas infelizmente... na minha lista de manias está também um hábito que não aparece de certeza em nenhuma das listas que antecederam a minha: o de quebrar correntes na internet.

No comments: